Altura manométrica e Pressão diferencial

Saiba diferenciar. A nossa formação acadêmica sobre Máquinas Hidráulicas, mais especificamente no que diz respeito às bombas centrífugas, frequentemente “esquece” um aspecto fundamental do manuseio de líquidos: nem tudo o que se bombeia é água.

Embora essa afirmação possa parecer óbvia, a experiência nos mostra que, em muitas especificações ou folhas de dados, ocorrem “confusões” que podem resultar em erros grosseiros no dimensionamento de bombas.

Por exemplo, em diversas ocasiões recebemos solicitações de cotação da seguinte forma:

– Líquido bombeado: Sulfato de Níquel

– Peso específico: 1,3 g/cm3

– Vazão: 50 m3/h

– Pressão de sucção: 0

– Pressão de recalque: 2,6 kgf/cm2

– Pressão diferencial: 2,6 kgf/cm2

– Altura manométrica total: 26 m

Ou desta forma:

– Líquido bombeado: Sulfato de Níquel

– Peso específico: 1,3 g/cm3

– Vazão: 50 m3/h

– Pressão de sucção: 0

– Pressão de recalque: 2,0 kgf/cm2

– Pressão diferencial: 2,0 kgf/cm2

– Altura manométrica total: 20 m

Qual das duas formas está correta?

Resposta: NENHUMA DELAS.

Uma bomba centrífuga opera convertendo energia mecânica em energia cinética, ou “energia de velocidade”. Assim sendo, na verdade a bomba centrífuga não gera “kgf/cm2”, e sim mcl (metros de coluna de líquido).

Em outras palavras, com base no exemplo acima, se uma bomba trabalha com água, vazão de 50 m3/h e altura manométrica de 20 m, serão 20 metros de coluna de água(peso específico = 1), e a pressão diferencial (leitura de manômetro) será de 2,0 kgf/cm2.

Se com a mesma bomba, no mesmo circuito, passarmos a bombear o sulfato de níquel, a vazão continuará sendo 50 m3/h, e a altura manométrica também continuará sendo 20m, porém agora serão 20 metros de coluna de sulfato (peso específico = 1,3). A nova leitura de pressão diferencial será 2,6 kgf/cm2.

Evidentemente, o consumo de potência aumentará na mesma proporção – 30% a mais. O dimensionamento do conjunto bomba / motor deve prever isso.

A especificação correta seria:

– Líquido bombeado: Sulfato de Níquel

– Peso específico: 1,3 g/cm3

– Vazão: 50 m3/h

– Pressão de sucção: 0

– Pressão de recalque: 2,6 kgf/cm2

– Pressão diferencial: 2,6 kgf/cm2

– Altura manométrica total: 20 m

Os fabricantes de bombas centrífugas, por convenção, indicam sempre em suas curvas características a altura manométrica em metros, ficando a cargo do usuário efetuar a conversão em pressão levando em conta o peso específico do produto bombeado.

Portanto, ao especificar uma bomba centrífuga para produtos com peso específico diferente do da água, é fundamental certificar-se da real necessidade do sistema:

  • Queremos transferir ou recircular o líquido vencendo uma altura geométrica mais perdas de carga? Utilizaremos a altura manométrica total como critério de dimensionamento.
  • Queremos pressurizar um equipamento (ex. um filtro-prensa) a um determinado valor de pressão em kgf/cm2? Utilizaremos a pressão diferencial como critério de dimensionamento.

As considerações acima entendem-se para líquidos com viscosidade próxima à da água. Líquidos com viscosidade relevante entram em processos de dimensionamento específicos.

Este texto foi útil? Divulgue.

Eng.Mauro Baldini





Voltar