Os processos convencionais de decapagem química, muito comuns em siderurgia e metalurgia, na maior parte dos casos com emprego de ácido clorídrico como agente decapante, constituem um ponto crítico para as empresas que os utilizam.
As reações que ocorrem durante o processo resultam na formação de cloretos (férrico e ferroso, no caso do aço carbono), e de particulado sólido, o óxido de ferro (carepa), que se desprende das chapas, arames ou vergalhões por efeito do ataque pelo ácido. Essa mistura ácido + cloretos + carepa é extremamente corrosiva e também abrasiva.
Nessas situações o selo mecânico é o componente mais “sacrificado” da bomba e, por seu alto valor de aquisição ou reparo, representa uma parcela importante nos custos de manutenção da unidade.
No intuito de disponibilizar aos clientes bombas dedicadas a processos de decapagem, minimizando as paradas para manutenção, a PH BOMBAS desenvolveu o selo mecânico Modelo L, com as seguintes características:
- Pistas em Carbeto de Silício, para máxima resistência às condições de corrosão e abrasão.
- Nenhuma parte metálica em contato com o líquido bombeado.
- Possibilidade de lavagem contínua ou intermitente das molas externas, evitando incrustações por cristalização.
- Custo acessível.
A PH BOMBAS oferece o selo Modelo L como componente das bombas das séries BCNH, BCH e CFRA, as quais, por sua vez, são fabricadas em materiais igualmente resistentes às condições dos processos de decapagem, projetadas com sistema de recirculação interna que mantem a lubrificação e a temperatura do selo, e operando sempre a baixas rotações, maximizando sua vida útil.
Voltar